No dia 20 de maio, os
alunos de psicologia do 12.º ano, dinamizaram uma atividade na biblioteca,
visando celebrar o contributo de Jean Piaget (1896-1980) sobre conhecimento que temos do nosso desenvolvimento cognitivo, a começar
nos primeiros tempos de vida. Nesse sentido, foi «desafiada» a D. Fernanda
(assistente operacional da BE) para dar conta do modo como a infância era pensada/vivida,
nas terras de Campo, em meados do século XX, já que foi neste que a
investigação do psicólogo supracitado decorreu.
A D. Fernanda realizou
um trabalho muito interessante a partir dos testemunhos vivos de gentes de
Campo que relembraram tempos idos, em nada comparados aos de agora e que
prendeu a atenção dos alunos do 12.º ano bem como do 10.º B.
Seguiu-se a apresentação
dos alunos, cujo ponto alto foi a entrevista, no «Alta definição» ao famoso
psicólogo, bem como as experiências que levaram a cabo, tendo quatro alunos do
6.º E, como colaboradores.
A terminar a sessão, o
psicólogo da escola, Joel fez um balanço do contributo de Piaget para a
compreensão do modo de pensar no decurso da última fase da construção das
estruturas cognitivas, interagindo com os alunos do 10.º e 12.º ano, de modo a
estabelecer e a frisar aspetos significativos do construtivismo.
A sessão decorreu em articulação com a
biblioteca escolar, no tempo letivo das disciplinas de psicologia e geografia.
Agradecemos a colaboração das professora Isolina e Isabel Santa Bárbara que
permitiram que os seus alunos participassem na sessão, a qual contribuiu para
um melhor conhecimento dos alunos e enriquecimento da comunidade educativa.
Sem comentários:
Enviar um comentário