Canais da BE

Páginas Mágicas

Sejam bem-vindos à nossa Biblioteca! Um espaço de encontro, de partilha de livros, de leituras e de divulgação de atividades.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

LIVROS FALADOS – A operacionalização em Balselhas


O 2º ano da escola EB1/JI de Balselhas recebeu a Menção Honrosa na categoria Registo Sonoro do Projeto LIVROS FALADOS, iniciativa da Visão Júnior, Rede de Bibliotecas Escolares, Plano Nacional de Leitura, Direção Geral da Saúde e Oceanário de Lisboa.

Numa primeira fase a professora bibliotecária Célia César procedeu à leitura expressiva (em voz alta) da obra escolhida pela professora Alexandra e pelas Educadoras Mizé e Isabel -  "O tubarão na banheira", de David Machado. Após a leitura, os alunos foram desafiados a fazer o registo gráfico (desenhos) que ilustrasse as principais ações da história.

 Numa segunda sessão, os alunos ouviram novamente a história e apresentaram as ilustrações, feitas previamente na sala de aula com a professora Alexandra, justificando a sua opção.

Posteriormente, a professora titular dividiu a turma em grupos, cada um resumiu, por palavras próprias, a sua parte, sem perder a relação com o resto da história.

Numa terceira sessão, a turma voltou à biblioteca, onde em conjunto com as professoras (Alexandra e Célia) reestruturou o seu resumo, até obter a coerência e a coesão textual desejadas.

Finalmente, as partes do resumo foram lidas em voz alta pelos alunos, de forma sequencial e registadas em formato áudio, com a colaboração da prof. Teresa Oliveira e do colaborador Bruno.

O cartaz resultou de uma composição gráfica feita com os desenhos dos alunos, onde se destaca a banheira (técnicas de colagem e pintura), donde emergem as personagens mais relevantes.

Ficam aqui alguns registos fotográficos!  ;)




Sem comentários:

Enviar um comentário