Canais da BE

Páginas Mágicas

Sejam bem-vindos à nossa Biblioteca! Um espaço de encontro, de partilha de livros, de leituras e de divulgação de atividades.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Piaget

No dia 20 de maio, os alunos de psicologia do 12.º ano, dinamizaram uma atividade na biblioteca, visando celebrar o contributo de Jean Piaget (1896-1980) sobre conhecimento que temos do nosso desenvolvimento cognitivo, a começar nos primeiros tempos de vida. Nesse sentido, foi «desafiada» a D. Fernanda (assistente operacional da BE) para dar conta do modo como a infância era pensada/vivida, nas terras de Campo, em meados do século XX, já que foi neste que a investigação do psicólogo supracitado decorreu.
A D. Fernanda realizou um trabalho muito interessante a partir dos testemunhos vivos de gentes de Campo que relembraram tempos idos, em nada comparados aos de agora e que prendeu a atenção dos alunos do 12.º ano bem como do 10.º B.
Seguiu-se a apresentação dos alunos, cujo ponto alto foi a entrevista, no «Alta definição» ao famoso psicólogo, bem como as experiências que levaram a cabo, tendo quatro alunos do 6.º E, como colaboradores.
A terminar a sessão, o psicólogo da escola, Joel fez um balanço do contributo de Piaget para a compreensão do modo de pensar no decurso da última fase da construção das estruturas cognitivas, interagindo com os alunos do 10.º e 12.º ano, de modo a estabelecer e a frisar aspetos significativos do construtivismo.

A sessão decorreu em articulação com a biblioteca escolar, no tempo letivo das disciplinas de psicologia e geografia. Agradecemos a colaboração das professora Isolina e Isabel Santa Bárbara que permitiram que os seus alunos participassem na sessão, a qual contribuiu para um melhor conhecimento dos alunos e enriquecimento da comunidade educativa.


Sem comentários:

Enviar um comentário