Canais da BE

Páginas Mágicas

Sejam bem-vindos à nossa Biblioteca! Um espaço de encontro, de partilha de livros, de leituras e de divulgação de atividades.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Dia Mundial da Filosofia

Em 2002, a UNESCO, tendo em conta a importância da Filosofia e do seu ensino, institui o Dia Mundial da Filosofia. A partir de então, em Novembro, na terceira quinta-feira, celebra-se a Filosofia. Na maior parte das escolas do nosso país, bem como nos restantes países aderentes a esta efeméride, realizam-se as mais diversas atividades visando fomentar o gosto pela reflexão filosófica.
Este ano, o Dia Mundia da Filosofia foi celebrado na nossa escola nos dias 19 e 20 de Novembro.
No dia 19, os alunos do 10.º A e do 10.º B, deram mais cor à biblioteca, construindo uma «Árvore de Natal Filosófica» e, no dia 20, tivemos a presença do Dr. Rui Lopes que serviu, à turma do 11.º B, um «Café Filosófico». Os alunos puseram à prova a sua capacidade investigadora e seletiva, na procura e escolha de imagens e frases significativas de filósofos, com as quais fizeram a árvore de Natal e a decoraram com as respetivas frases, no interior de bolas douradas e prateadas. Foi uma atividade que implicou a maior parte dos alunos e que dela ficará a recordação do Dia que se comemorou.
No dia 20, os alunos do 11.º B, tiveram a oportunidade de refletir, discutir e apresentar as suas razões/argumentos relativamente ao problema colocado pelo Dr. Rui Lopes «Somos Livres?». A sessão decorreu na biblioteca, no tempo letivo das disciplinas de Português e Filosofia, tendo os alunos sido instigados a manifestar a sua opinião que sujeitaram à contra-argumentação dos seus colegas. Com esta sessão julgamos ter ido de encontro a um dos aspetos referidos na DECLARAÇÃO DE PARIS EM PROL DA FILOSOFIA, 1995, em que é explicitamente referido:

consideramos que a actividade filosófica, que não retira nenhuma ideia à livre discussão, que se esforça por precisar as definições exactas das noções utilizadas, verificar a validade dos raciocínios, examinar com atenção os argumentos dos outros, permite a cada um aprender a pensar por si mesmo; sublinhamos que o ensino filosófico favorece a abertura de espírito, a responsabilidade cívica, a compreensão e a tolerância entre os indivíduos e entre os grupos. Reafirmamos que a educação filosófica, formando espíritos livres e reflexivos, capazes de resistir às diversas formas de propaganda, de fanatismo, de exclusão e de intolerância, contribui para a paz e prepara cada um para assumir as suas responsabilidades perante as grandes interrogações contemporâneas, designadamente no domínio da ética, julgamos que o desenvolvimento da reflexão filosófica, no ensino em vida cultural, contribui de forma importante para a formação de cidadãos, exercendo a sua capacidade de julgamento, elemento fundamental de toda a democracia.


Café Filosófico




Árvore de Natal Filosófica
 

Sem comentários:

Enviar um comentário